Como montar um e-commerce? Guia das Melhores Plataformas para você vender online!

Tempo de leitura: 7 minutos

Montar um e-commerce não é tão simples como criar um blog. Estamos falando de um sistema online de vendas, que fará transações financeiras, terá controle de estoque, possuirá login e senha de usuários e muitas outras funcionalidades complexas, como o próprio cálculo do frete.

Mas, para a nossa sorte, montar um e-commerce está se tornando uma atividade simples e pouco onerosa.

Quando estudamos os principais cases de sucesso no e-commerce, seja no Brasil ou no mundo, nos deparamos com empresas que investiram milhões em plataformas próprias. Ao tomar uma decisão desta, a empresa assume a responsabilidade sobre a tecnologia, sendo obrigada a investir em mão de obra, manutenção e pesquisa e desenvolvimento.

25 Livros que todo Empreendedor deveria ler.

Informe seu e-mail abaixo para receber a lista dos livros que todo Empreendedor deveria ler.

Por mais que sua empresa precise de uma solução robusta, capaz de gerar milhares de vendas e suportar milhões de usuários por mês, você não precisará ir pelo caminho que alguns players escolheram.

Menos encheção e mais conteúdo! Vamos ver na prática algumas soluções para você montar um e-commerce sem dor de cabeça. O que é um e-commerce?

Como montar um e-commerce com a melhores plataformas de e-commerce

Melhores plataformas de e-commerce

Para você montar um e-commerce com as melhores plataformas é preciso entender qual a sua real demanda tecnológica. Se você já é um leitor do Blog, sabe que eu prefiro utilizar a metodologia de uma Startup para qualquer projeto. Com isso em mente, não fique tendencioso a andar de Ferrari antes de aprender a trocar a marcha.

Para você não tornar a sua entrada no comércio eletrônico um verdadeiro pesadelo, procure a solução mais rápida e menos onerosa. Em alguns casos, não vale a pena começar “por baixo”, entenderemos isto mais a frente.

Vamos começar fazendo uma auto-análise, para isto, você precisará responder essas perguntas:

  • Já tenho clientes? Você já vende o seu produto através de algum outro canal? Uma loja, Instagram ou qualquer outro meio…
  • Caso positivo, você já tem volume de vendas para cobrir o investimento no e-commerce?
  • Consigo ter o e-mail ou telefone dos meus clientes? Estas informações são fundamentais para gerar as primeiras vendas e encontrar novos clientes através da criação de públicos “Lookalike”.
  • Meus clientes estão dispostos a comprar meus produtos e serviços online?
  • Tenho como criar uma operação logística para controlar o estoque, enviar/monitorar envios e dar suporte online para os consumidores?
  • Existem parceiros de marketplace para me ajudarem nas vendas? Eles estão dispostos a ter os meus produtos listados?

Pode até parecer que eu estou querendo colocar dificuldade para você montar um e-commerce, mas realmente é preciso entender em que ponto você está para saber como será a sua entrada no mercado de vendas online.

Seguindo a linha que você respondeu positivamente todas as perguntas, vamos para alguns pontos técnicos.

  • Já tenho um site?
  • Qual o número mensal de pessoas que visitam este site?
  • Qual a minha fonte de visitantes?
  • Qual o número de pesquisas mensais para o nome da minha marca?

Estas informações você pode conseguir no seu Google Analytics ou através de sites como o SEMRush.

25 Livros que todo Empreendedor deveria ler.

Informe seu e-mail abaixo para receber a lista dos livros que todo Empreendedor deveria ler.

Se você tem capacidade técnica para operar um e-commerce e possui um número razoável de pessoas pesquisando a sua marca, em torno de 2 a 10 mil pessoas por mês, é recomendado começar com plataformas menores.

Mas se sua demanda por pesquisa mensal é maior que 50 mil buscas, você provavelmente já poderá começar com uma plataforma mais robusta, evitando possíveis problemas para gerir muitas vendas.

Vamos conhecer algumas soluções que já utilizamos para alguns clientes da Agência Pan

como montar uma e-commerce melhores plataformas loja integrada

Como montar um e-commerce na Loja Integrada

A Loja Integrada é uma solução brasileira para você montar o seu e-commerce sem gastar dinheiro, ou quase nada. A ideia da plataforma é ser uma solução plug and play para quem quer criar um e-commerce sem ter de editar códigos.

Você pode utilizar o plano gratuito da Loja Integrada para criar a sua loja virtual e começar a vender. É uma solução que satisfaz o pequeno e médio empreendedor.

Nela você não precisará contratar servidor de hospedagem ou certificados de segurança. Você desfruta da tecnologia como um SaaS e tem já integrações de prateleira. Por outro lado, a ferramenta é engessada, o que impede o desenvolvimento de soluções próprias e integrações com ferramentas externas.

Prós:

  • Baixo custo
  • Fácil de implementar
  • Não precisa de servidor
  • Seguro
  • Integrações prontas

Contras:

  • Código fechado
  • Não aceita funcionalidades próprias
  • Sem integração com sistemas de gestão e controle externo

Conclusão:

Excelente plataforma para pequenas e médias empresas que desejam montar um e-commerce, permite uma rápida implementação e integração com sistemas vitais para uma operação pequena.

melhores plataformas para montar um e-commerce

Como montar um e-commerce com WooCommerce

O WooCommerce é um plugin para WordPress que permite criar uma loja virtual em seu site. O plugin é gratuito embora existam add-ons pagos. Ao montar um e-commerce com o WooCommerce você hospeda todos os códigos no seu servidor, por isso tenha muito cuidado!

Existem vários plugins não oficiais que permitem que você “turbine” a sua plataforma. O risco para quem utiliza esse sistema é maior do que para os clientes que utilizam plataformas como SaaS, uma vez que as empresas investem em segurança e equipe de monitoramento.

Prós:

  • Gratuito
  • Vários Add-ons disponíveis
  • Fácil de utilizar e implementar

Contras:

  • Roda no seu servidor
  • Menos seguro
  • Limitado para customizar
  • Difícil para uma operação de grande porte

Conclusão:

É uma solução abaixo da Loja Integrada, mas muito eficiente para quem precisa vender poucos itens e não gostaria de ter uma segunda estrutura para hospedar um sistema de e-commerce. Montar um e-commerce através do WooCommerce servirá principalmente se você vender serviços.

como montar um e-commerce Vtex

Como montar um e-commerce com Vtex

Se você entrar agora em 10 grandes e-commerces do Brasil, você vai ver que, na maioria, existe a logo da Vtex. Esta é uma solução robusta para você montar um e-commerce, e deve ser evitada sempre que possível, experiência própria.

A Vtex permite que você faça quase qualquer coisa com o código que já está pronto, possui integração com os principais marketplaces do Brasil, disponibiliza servidor e certificado de segurança para todas as lojas virtuais.

Você pode ter um layout próprio ou utilizar um template. As integrações de meios de pagamentos e sistemas já estão prontas, além de disponibilizarem uma API para integração de ferramentas externas.

A Vtex é uma Ferrari brasileira, está entre as melhores plataformas de e-commerce disponíveis.

Por outro lado, a Vtex é uma dor de cabeça para os desenvolvedores front-end e responsáveis pelas integrações, o que faz os projetos serem mais complexos e levaram bem mais tempo para serem implementados.  

Prós:

  • Segurança
  • Escalabilidade
  • Integrações prontas
  • Baixo custo
  • Não precisa de servidor

Contras:

  • Tempo de setup
  • Complexibilidade para operar
  • Maior custo de implementação

Conclusão:

Se você pretende montar um e-commerce para uma grande marca, a Vtex, com certeza, será a solução utilizada. Ela permite que você tenha uma operação de grande porte sem gargalos tecnológicos.

25 Livros que todo Empreendedor deveria ler.

Informe seu e-mail abaixo para receber a lista dos livros que todo Empreendedor deveria ler.

melhores plataformas de e-commerce

Melhores plataformas de e-commerce para o Brasil

Abordei apenas três das melhores plataformas de e-commerce, não gosto de dar opinião ou comentar sobre uma tecnologia que nunca utilizar. As três, foram depoimentos reais, de clientes da Agência Pan, que sou sócio.

Vou deixar mais uma lista de outras plataformas que você poderá utilizar para montar o seu e-commerce.

Se você já teve alguma experiência com e-commerce, ou, pretende implementar o seu, conta aqui nos comentários que dificuldade você teve ou que dica poderia dar para os próximos leitores.

Comentários