O funcionamento do ERP como estratégia de marketing

Tempo de leitura: 4 minutos

ERP é uma sigla que traduzida para o português significa Planejamento dos Recursos da Empresa. Trata-se de softwares responsáveis por integrar dados e processos de uma empresa e startup em um único sistema. Trata-se de software de gestão empresarial.

O sistema de ERP tornou-se uma ferramenta indispensável para todas as empresas, inclusive, startup, independente do segmento e da área de atuação. Esse processo permite que a empresa se estabeleça de forma estruturada e estável.

Uma das principais funções desse sistema é possibilitar a tomada de decisões da empresa, com base na análise das diversas informações coletadas no sistema. O ERP vai abordar a sistematização de todos os setores e áreas da empresa.

25 Livros que todo Empreendedor deveria ler.

Informe seu e-mail abaixo para receber a lista dos livros que todo Empreendedor deveria ler.

O software de gestão empresarial permite administrar contas a pagar e a receber, estoque, vendas e pedidos, folha de pagamentos de funcionários, emissão de notas fiscais e boletos, administração de contas bancárias, etc.

ERP

Por que o ERP pode ser útil ao marketing da empresa?

A partir das informações inseridas no sistema é possível montar relatórios e analisá-los. A partir desses dados sistematizados e tabelados é possível refletir sobre as causas de determinados acontecimentos na gestão da empresa.  

Todas as empresas necessitam ter consciência que as mudanças ocorridas no perfil dos trabalhadores e dos colaboradores provocaram uma revolução no mercado e no relacionamento empresa/cliente. Aliás, essa é a questão: relacionamento.

Diante do novo perfil do mercado e dos clientes, percebe-se uma necessidade de estabelecer um relacionamento entre empresa e cliente. Essa conexão foi possível através do marketing. O Marketing procura estratégias de como reconhecer as necessidades do cliente e como supri-las para alcança-los.

Para reconhecer essas necessidades, a equipe de marketing procura ferramentas para buscar essas informações. Uma das principais fontes dessa busca é o chamado plano de negócios.

O plano de negócios caracteriza-se como uma forma de planejar e subestimar os processos, rotinas da empresa, custos, etc. É um processo que se assemelha ao ERP, porque ambos tratam da organização da empresa. No entanto, o plano de negócios é baseado em especulações, apenas. Enquanto o ERP é baseado em fatos.

Tendo em vista esses dois processos e o objetivo fundamental do Marketing em alcançar o público alvo da empresa. Constata-se que o ERP funciona como uma efetiva ferramenta do Marketing, pois com dados reais, é possível identificar as mudanças encontradas no mercado e adequar-se a ele.

ERP

Como criar estratégias de Marketing a partir de dados coletados no ERP?

Para encontrar os dados necessários à análise voltada ao marketing no ERP, é necessário ter uma percepção sempre direcionada ao público alvo da empresa. Não é o público que tem deve acolher a proposta da empresa, e sim a empresa que deve procurar acolher a necessidade do público e atraí-lo.

25 Livros que todo Empreendedor deveria ler.

Informe seu e-mail abaixo para receber a lista dos livros que todo Empreendedor deveria ler.

Como encontrar os dados que darão suporte à descoberta dessas necessidades?

Venda e estoque

Ao analisar dados de vendas, de estoque mesmo que aparentemente seja um dado não influenciado pelo consumidor, descarte essa possibilidade. Sempre questione: como que o cliente influenciou para que tal setor apresentasse tal número?

A funcionalidade venda, por exemplo, permite que você saiba quais produtos mais saem, como a sua estratégia de marketing está funcionando, qual publico alvo ela está atingindo, quais produtos precisam de investimento em divulgação.

O controle de estoque vai ter basicamente a mesma idéia e ainda vai impedir que você divulgue produtos que estão em pouca quantidade no estoque.

Esse é o momento de uma reflexão coletiva entre os colaboradores, nascendo um brainstorm, muitas ideias, opiniões e conclusões podem ser estabelecidas, caminhando para ir de encontro ao consumidor e satisfazê-lo.

ERP

Analise o comportamento do mercado.

A partir de dados coletados, é possível identificar qual o é o cenário atual do mercado, que por sinal é mutável e dinâmico. Por esse momento, é necessário estar atento aos levantamentos feitos no ERP para identificar quais são as melhores medidas a ser tomadas no atual momento.

Uma boa dica é analisar exemplos de startups de sucesso para que você se inspire!

Criar campanhas por meio dos dados.

Com todas as informações disponíveis, tais como a entrada e saída de estoque, histórico de compras, controle financeiro, métodos de pagamentos mais comuns entre os clientes, etc, é possível estabelecer um perfil de compra e comprador.

Com esse perfil consciente, torna-se mais fácil planejar, orientar e implementar campanhas de marketing.

ERP

Relacione-se!

Procure estabelecer um relacionamento com os clientes, seja de forma operacional – por meio de canal de atendimentos, ou de forma analítica – buscando compreender a visão e críticas trazidas pelo cliente, ou de forma colaborativa – obtendo o valor do cliente por meio de colaborações baseadas no conhecimento.

25 Livros que todo Empreendedor deveria ler.

Informe seu e-mail abaixo para receber a lista dos livros que todo Empreendedor deveria ler.

Portanto, um bom empreendedor deve integrar suas ferramentas de trabalho como a de planejamento e de marketing para organizar-se e procurar aplicar os dados colhidos na realidade. Dando ao software uma funcionalidade concreta na obtenção de resultados.

Agora que você já sabe tudo sobre como um ERP funciona sua estratégia de marketing, entenda também sobre: hackathon.

Autora: Gabriela Vitória redatora do GestãoClick

Comentários