O que é Hackathon? Maratona Hacker Capaz de Criar Startups em Poucas Horas!

Tempo de leitura: 6 minutos

Hackathon é uma ferramenta (em formato de evento) de mão dupla, onde, empresas procuram soluções externas em troca de um benefício ou prêmio.

Você pode identificar um ambiente que recebeu um hackathon através do seu cheiro característico de pizza, energético, café e Coca-Cola.

É um ambiente que recebe pessoas movidas pela inovação, dispostas a abrir mão do seu fim de semana por horas consecutivas de trabalho duro em prol de uma ideia.

25 Livros que todo Empreendedor deveria ler.

Informe seu e-mail abaixo para receber a lista dos livros que todo Empreendedor deveria ler.

Como Montar Uma Startup em 7 Passos Estupidamente Fáceis!

o que é hackathon

Definição de Hackathon

Bem, mas sem palavreado bonito e enrolação: o que é hackathon!?

O Hackathon é um evento onde uma empresa convida desenvolvedores, designers e empreendedores para encontrarem soluções para um desafio proposto em troca de um prêmio.

O evento acontece como uma maratona, onde equipes dedicam horas consecutivas para desenvolver a melhor solução dentro do prazo proposto.

Aí vem a origem do nome, que é a fusão dos termos Hacker e Marathon.

A palavra Hackathon começou a ser usada pelos desenvolvedores da OpenBSD em 1999, quando fizeram o primeiro evento. O foco da primeira maratona hacker foi criptografia, em um evento com apenas 10 desenvolvedores.

A equipe de marketing da Sun, antiga gigante do mercado ponto com, também começou a utilizar o termo Hackathon em 1999, quando fizeram a JavaOne Conference.

Leitura fundamental para empreendedores: O que é SEO?

25 Livros que todo Empreendedor deveria ler.

Informe seu e-mail abaixo para receber a lista dos livros que todo Empreendedor deveria ler.

hackathon o que é

Como funciona um Hackathon?

O Hackathon funciona como um Startup Weekend. É um evento onde existe um prazo curto para equipes previamente montadas, ou não, encontrarem uma solução e a desenvolverem (pelo menos um protótipo).

Durante este processo é preciso:

  • Montar um time;
  • Encontrar uma hipótese de solução;
  • Validar a solução proposta;
  • Desenvolver um protótipo (funcional ou não);
  • Preparar um Pitch;
  • Apresentar para os jurados;
  • Torcer pela vitória.

O resultado sai pouco tempo depois das apresentações dos Pitchs, por isso as equipes permanecem no local.

Se você achar que existe mais alguma etapa nesta sequência me fala nos comentários, você estará me ajudando e aos próximos leitores.

O que é um e-commerce?

hackathon maratona hacker

Pra que serve um Hackathon

Para empresas o Hackathon é uma oportunidade para encontrar soluções de maneira diferente, utilizando a percepção de várias pessoas que estão externas a empresa. Sem os vícios internos.

Para os participantes, é uma excelente oportunidade para começar novos negócios, network e aprendizado único.

Em um evento como este você encontrará os melhores profissionais. Não por suas qualificações, mas sim pela atitude de participar.

O que é ser um líder de sucesso?

o que é um hackathon

Quem pode participar de um Hackathon

Qualquer pessoa que queira fazer uma ideia acontecer pode participar de Hackathon. Mas, lembre-se de ter em mente que os grupos precisam ser complementares, logo, você precisa ter uma característica útil para a execução do projeto.

No modelo mais comum, os participantes são classificados em três grupos:

  • Programadores/Desenvolvedores;
  • Designers;
  • Pessoas de negócios.

Você não precisa ser referência nacional em dos três grupos para participar.

Como já falei, Hackathons são compostos por pessoas que querem ver acontecer. Por isso um designer mediano, com vontade de ajudar, é melhor que um referência nacional que não quer ajudar.

Você não precisa participar de um grupo previamente formado.

Eu só participei de um único evento, e fui na cara, coragem e de ressaca. Ao chegar procurei falar com o máximo de pessoas possíveis, conheci várias pessoas e logo consegui um espaço em um ótimo grupo.

Exemplos de Startups de sucesso no Brasil e no Mundo!

Exemplos de Hackathon

Tá beleza, então você ainda não entendeu o que é Hackathon?!

Então vamos para alguns exemplos reais de eventos que aconteceram no Brasil.

Se você conhecer algum exemplo, que não está na lista, me fala nos comentários - e de preferência com um link para mais informações - vou atualizar a publicação com a sua informação (e você vai ajudar os próximos leitores).

 

Hackathon Ekos: Mãos na Mata (Natura)

Maratona Hacker promovida pela Natura, aconteceu entre os dias 16 e 20 de março de 2016 e contou com 32 participantes. A equipe vencedora foi o Projeto Quintal Mágico com a seguinte ideia:

“O projeto vencedor consiste em conectar conhecimentos populares com novas tecnologias para a manutenção de um quintal.”

 

Hackathon Viagens

O evento ocorreu do dia 28 ao 30 de Setembro de 2016 em São Paulo durante a 44ª ABAV – Expo Internacional de Turismo.

 

Hackathon da Globo

Foi a maratona Hacker patrocinada pelo Globo, aconteceu na casa do BBB em 2015 e 2016. O primeiro lugar levou uma visita de três dias ao Vale do Silício.

 

Brasil Game Jam – Hackathon do Brasil Game Show

Evento realizado dentro do Brasil Game Show em Setembro de 2016. Equipes de três integrantes tiveram de desenvolver uma gema em 48 horas, com o tema passado na hora! Foram 10 equipes que participaram do reality show.

 

Hack In Sampa

Hackathon promovido pela câmara dos vereadores de São Paulo para encontrar soluções tecnológicas para o combate à corrupção. Tive o prazer de participar do evento e estar entre os finalistas, infelizmente não ganhamos mas a experiência foi fantástica! 

Prêmios do Hackathon

Você entrou nessa publicação se perguntando o que é Hackathon e agora acha que é um lugar cheio de nerd trabalhando de graça para ajudar uma empresa que já tem muito dinheiro, né?

Calma que não é assim… também dá grana!

Veja só o que você pode ganhar em uma maratona Hacker.

25 Livros que todo Empreendedor deveria ler.

Informe seu e-mail abaixo para receber a lista dos livros que todo Empreendedor deveria ler.

  • Dinheiro: Não muito, mas paga (muito bem) as horas de dedicação.
  • Clientes: Você pode desenvolver uma solução que já tem cliente certo, isso vale muito mais do que dinheiro e vai dar uma grande segurança para o seu negócio.
  • Network: Aqui é o ponto mais importante! Quem vai pra Hackathon é porque é foda e ta afim de trabalhar antes de ver o dinheiro. Cola nessa galera que é sucesso.
  • Amigos: Acima de contatos você vai fazer amigos, é impossível passar horas comendo e trabalhando no mesmo ambiente de várias pessoas e não criar uma amizade.
  • Conhecimento: Ao colocar o seu time em alto nível de produtividade, junto com mentores apoiando o seu desenvolvimento você, terá um grande crescimento intelectual em um curto espaço de tempo.
  • Negócios: É comum que alguns grupos transformem seus protótipos em empresas e que negócios comecem acontecer.

definição de hackathon

o que é Hackathon para você?

Eu não sou o senhor da razão, muito menos um guru no assunto.

Se eu esqueci de falar alguma coisa ou falei bobagem deixa a sua opinião nos comentários, assim eu e os próximos leitores podemos aprender com você.

7 Redes Sociais mais usadas no Brasil. Você está em todas?

Comentários