O que é ser um Líder de sucesso, segundo o Best Seller o Monge e o Executivo.

Tempo de leitura: 10 minutos

O que é ser um líder de sucesso em um mercado cada vez mais competitivo? Atrair a atenção da sua equipe e mantê-los motivados ruma ao objetivo da empresa, está mais difícil a cada dia.

É sobre isto que o livro o Monge e o Executivo trata. Os acontecimentos, não verídicos, se passam em uma ida de John Daily a um monastério. Durante sua estadia, de uma semana, ele e mais cinco visitantes terão aulas sobre liderança com o monge Simeão, antigo empresário de sucesso chamado Len Hoffman.

A estória do livro não será nosso foco nessa publicação, vamos nos ater as lições que o maior livro de liderança pode nos ensinar.

25 Livros que todo Empreendedor deveria ler.

Informe seu e-mail abaixo para receber a lista dos livros que todo Empreendedor deveria ler.

Review Por dentro do Alibaba – O que você precisa saber antes de ler…

O que é ser um líder bem sucedido?

Durante o livro Jonh está a procura de ser um líder de sucesso para poder acabar com os problemas que a sua empresa enfrente. Vamos embarcar no conhecimento que John obteve durante a sua semana no monastério.

“Os princípios de liderança que vou compartilhar com vocês não são novos nem foram criados por mim. São tão velhos quanto as Escrituras e no entanto são novos e revigorantes como o nascer do sol desta manhã.”

Trecho do livro “O Monge e o Executivo” página 27

Segundo o livro, ser um líder bem sucedido é ter:

“A habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum.”

Na definição do livro temos que nos atentar a duas palavras: Habilidade e Influenciar.

Habilidade é algo que desenvolvemos com a prática, então se você naturalmente não é um líder, não tem problema, você poderá desenvolver esta habilidade com o treinamento.

Influenciar é a capacidade de fazer com que uma pessoas queiram fazer algo, ou seja, liderar é influenciar pessoas. Cuidado para não confundir influenciar com enganar ou persuadir.

O Que Significa Startup? Definição e 4 Erros que Você não pode cometer!

Diferença entre Poder e Autoridade

Existem duas maneiras de conseguir o que quer. A primeira é ser poderoso e poder impor o seu desejo as pessoas. A outra é ter a autoridade para que as pessoas façam algo para você.

25 Livros que todo Empreendedor deveria ler.

Informe seu e-mail abaixo para receber a lista dos livros que todo Empreendedor deveria ler.

Para o livro, poder é:

“A faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não fazer.”

Para o livro, autoridade é:

“A habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.”

O poder pode ser conquistado, assim como em batalhas as nações vencedores tinham poder sobre as derrotadas. A população que está sobre o poder de outra faz o que é mandado por medo de possível retaliação, assim como o conquistador manterá o povo conquistado desarmado, evitando uma revolta.

A autoridade é adquirida por quem você é, independente do seu cargo dentro da empresa. É impossível comprar ou vender a autoridade.

A diferença principal entre ter poder e autoridade está no relacionamento com as pessoas.

Quando se usa a autoridade para ser um líder de sucesso você terá o respeito e aprovação dos seus liderados, independente da sua posição ou empresa que trabalhe.

Se você usar o poder para ser um líder bem sucedido esteja pronto para a qualquer momento levar uma punhalada pelas costas.

O que é uma Startup? 6 motivos para sua empresa ser uma

Como ser um líder de equipe?

A primeira lição para ser um líder de equipe bem sucedido é não gerir pessoas! A palavra gestão se encaixa para objetos e bens, não para pessoas.

Você precisa liderar as pessoas!

Lembre-se que liderar pessoas não é apenas guiá-las nas atividades empresarias, você precisa entender a relação de confiança que as pessoas despejam em você. No caso de você criar expectativas grandiosas, seus liderados tomarão decisões pessoais baseados no que você está norteando, por exemplo: comprar uma casa ou colocar os filhos em uma escola melhor.

O relacionamento de um líder com a equipe é fundamental. Não basta ser um porto seguro para seu liderados, como você também precisa ser um exemplo para eles.

Este relacionamento é o principal pilar para o motivacional e confiança da sua equipe estarem em dia. Normalmente as falhas geradas por mau relacionamento são justificadas por bens tangíveis.

Exemplo:

Um funcionário está insatisfeito com o chefe e o ambiente de trabalho, ele recebe uma proposta de outra empresa, com um pequeno aumento salarial. Ele informa ao chefe que está saindo por causa da nova proposta. Mesmo que seu chefe diga que consegue aumentar o salário, o funcionário dificilmente ficará.

Ele apenas utilizou o salário como desculpa tangível pelo problema no relacionamento interno.

Suprir as necessidades da pirâmide de Maslow de seus liderados é fundamental para que eles tenham satisfação no trabalho. Confira a pirâmide de Maslow.

Como Montar Uma Startup em 7 Passos estupidamente fáceis!

pirâmide de maslow - o que é ser um líder de sucesso

9 Características para ser um líder de sucesso

Esta sem dúvidas é a melhor parte do livro. Ser um líder de sucesso é consequência de 9 características que qualquer um pode desenvolver, basta treinar (como veremos no último tópico).

As 9 características para ser um líder bem sucedido:

  • Paciência: Mostrar autocontrole e nunca gritar com as pessoas é fundamental. Quando alguém se altera demonstra fraqueza emocional para lidar com situações. Você gostaria de ser liderado por alguém emocionalmente fraco?
  • Bondade: Dar atenção, apreciação e incentivo. Ouvir, uma maneira de demonstrar bondade, é uma das habilidades mais importantes que um líder pode desenvolver.
  • Humildade: Ser autêntico, sem pretensão, orgulho ou arrogância. É preciso saber reconhecer os próprios erros e parabenizar os acertos dos outros. Elogios sempre devem ser feitos para todos ouvirem, já as críticas devem ser feitas em momentos um a um, para que não ocorra constrangimento.
  • Respeito: Tratar os outros como pessoas importantes, independente da sua função e cargo na empresa. Já pensou uma empresa ser porteiro? Todos poderiam entrar e se apropriar de documentos importantes.
  • Abnegação: Satisfazer as necessidades dos outros. Assim como vimos anteriormente, as pessoas possuem necessidades além da financeira.
  • Perdão: Não se ressentir quando for enganado. Muitos colaboradores escondem informações e erros por medo de retaliação, é muito importante saber medir punição com correção.
  • Honestidade: Ser livre de engano. A transparência é um dos pilares para que os liderados depositem confiança em você. Eles precisam saber onde a empresa quer chegar e o que é preciso fazer.
  • Compromisso: Sustentar suas escolhas é fundamental para mostrar que o norte da empresa e do seu grupo está fixado. Pessoas que veem seu trabalho ser “jogado no lixo” por mudanças inesperadas se sentem desprezadas pela empresa.
  • Sacrifício: Pôr de lado suas vontades e necessidades, buscar o bem maior para os outros. Não deixe o seu benefício se sobreponha sobre o coletivo. Abrir mão de uma vantagem individual por uma coletiva faz parte de ser um líder de sucesso.

Estas características são fundamentais para alcançar o objetivo da liderança: Despertar em alguém a vontade de fazer algo. É fundamental guardar a seguinte fórmula:

Intenções + Ações = Vontade

O que é SEO e como isto vai gerar para você 109.317 visitantes por mês

Quebrar paradigmas para ser líder bem sucedido

O livro define paradigma como:

“Padrões psicológicos, modelos ou mapas que usamos para navegar na vida. Nossos paradigmas podem ser valiosos e até salvar vidas quando usados adequadamente. Mas podem se tornar perigosos se os tomarmos como verdades absolutas, sem aceitar qualquer possibilidade de mudanças, e deixarmos que eles filtrem as novas informações e as mudanças que acontecem no decorrer da vida. Agarrar-se em paradigmas ultrapassados pode nos deixar paralisados enquanto o mundo passa por nós.”

Baseado nisto, é importante você abrir a sua mente para as mudanças que estão acontecendo a sua volta. Aqui vou sair um pouco do que o livro trata e dar uma versão mais atual do que acontece.

A maioria das empresas ainda vivem em modelos verticais. Neles cada setor tem sua hierarquia e a comunicação é de cima para baixo. O que acontece é que neste tipo de organização as pessoas não têm autonomia para resolver pequenas questões com setores paralelos, por exemplo: o marketing se comunicar com a equipe de vendas. O que acontece é que apenas os diretores se comunicam, o que cria um gargalo na comunicação interna além de roubar horas de trabalhos de diretores e gerentes.

Nas empresas horizontais, a comunicação ocorre em todos os sentidos, cima baixo ou para os lados. Fisicamente estas empresas não possuem divisórias entre os setores, o que cria a sensação de time entre toda a empresa.

Para que modelos horizontais funcionem é preciso ter líder capacitados para levar a missão, visão e valores a todos os colaboradores, assim, independente do cargo os times terão sintonia na comunicação e resolução de problemas.

107 Dicas de Otimização de Sites – SEO do Básico ao MUITO Avançado

4 Estágios do aprendizado para ser líder de sucesso

Como o livro prega, ser um líder de sucesso é uma questão de prática das 9 características anteriores. Este percurso de aprendizado é composto por 4 estágios.

Estágio 1: Inconsciente e sem habilidade

Aqui é o estágio que você, provavelmente, estava antes de começar a ler esta publicação. Você ainda não sabia o que precisava ser feito e muito menos havia treinado.

Estágio 2: Consciente e sem habilidade

Ao final desta leitura você já estará no estágio 2. Você saberá o que precisa ser feito e colocará em prática assim que puder.

Estágio 3: Consciente e habilidoso

Depois que começar a colocar em prática você saberá o que está fazendo e aos poucos se tornará habilidoso nas características para ser um líder bem sucedido.

25 Livros que todo Empreendedor deveria ler.

Informe seu e-mail abaixo para receber a lista dos livros que todo Empreendedor deveria ler.

Estágio 4: Inconsciente e habilidoso

Depois de muita prática, você terá as características para ser um líder de sucesso e nem notará que as coloca em prática, será tudo automático.

E para você, o que é ser um líder de sucesso?

Conte nos comentários o que é ser um líder bem sucedido ou algum caso de liderança que chamou muito a sua atenção. Lembre-se que ao compartilhar informações você estará ajudando os próximos leitores.

Dicas sobre Marketing Digital.

Comentários