Sistema de Gestão Empresarial: o que é e como alavancar suas vendas!

Tempo de leitura: 6 minutos

Um Sistema de Gestão Empresarial, mais popularmente conhecido como ERP, é uma ferramenta de otimização do gerenciamento do seu negócio. Em outras palavras, o ERP serve para deixar a gestão da sua empresa ainda mais simples, rápida e eficiente, graças à uma série de funcionalidade que vão te ajudar a:

  • melhorar a gestão interna de procedimentos, gerando economia de tempo e recursos
  • ter maior controle sobre fluxo de caixa e sobre a situação atualizada das finanças da sua empresa
  • acompanhar e controlar em tempo real os seus estoques
  • melhorar a produtividade, comunicação interna e motivação da sua equipe
  • desenvolver ações de marketing estratégico melhor embasadas
  • aumentar a taxa de conversão em vendas e melhorar o processo de fidelização de clientes

Qual o significado de procrastinar? 

Quer saber mais sobre as funcionalidades do sistema ERP e como todas elas podem alavancar as suas vendas e ajudar a sua marca na conquista de novos mercados? Então confira a seguir:

25 Livros que todo Empreendedor deveria ler.

Informe seu e-mail abaixo para receber a lista dos livros que todo Empreendedor deveria ler.

MELHORIA DE GESTÃO INTERNA

sistema de gestão empresarial

O sistema de gestão online reúne em um só sistema todas as informações vitais para o bom funcionamento da sua empresa, e é possível acessá-las de qualquer lugar! Para o gestor isso significa controlar e acompanhar com apenas alguns cliques o funcionamento diário da empresa. No sistema ERP, ele pode verificar o itens disponíveis em estoque, contatar clientes e fornecedores online, pedir e fornecer orçamentos, emitir ordens de serviço, boletos e notas fiscais eletrônicas, realizar conciliação bancária, controlar folha de pagamentos e demais custos de manutenção da empresa – ufa!

O que é missão, visão e valores de uma empresa?

A gestão interna de um negócio demanda muito tempo e atenção, e o ERP está aí para ajudar a descomplicar esse processo. É por isso que o ERP oferece ainda a funcionalidade de geração de relatórios. Essa ferramenta cruza os dados inseridos no sistema e os apresenta de forma simples para a análise do gestor. A partir desses relatório, o processo de tomada de decisões fica muito mais ágil, garantindo uma melhor orientação dos investimentos da empresa e o corte de gastos supérfluos.

Mas como isso impacta as suas vendas?

Para começar, uma gestão interna mais ágil e eficiente implica um gestor com mais tempo para se dedicar ao cliente e à qualidade dos produtos ou serviços ofertados. Além disso, as informações compiladas pelos relatórios do ERP representam uma base confiável para a elaboração de suas estratégias de marketing direcionado, para nem mencionar o fato de que os mesmo relatório permitem ainda acompanhar o retorno das suas ações de marketing e determinar quais as ações de sucesso que podem ser repetidas. Por fim, mas não menos importante: uma melhor gestão interna, com transparência para sua equipe, é um dos fatores motivadores da sua equipe de vendas. E todos sabem: equipe motivada, vende mais!

O que é ser um líder de sucesso?

MAIOR CONTROLE FINANCEIRO E DE ESTOQUE

ERP sistema de gestão empresarial

Afirmar que um bom controle financeiro é essencial para a sobrevivência da sua marca é quase chover no molhado. Ainda assim, muitos empresários insistem em manter um controle analógico das finanças de suas empresas, levando a uma série de erros e descontroles que poderiam ser evitados com o uso de um ERP. Isso porque um ERP permite acompanhar o passo a passo da operação financeira da sua empresa, controlando entre outros:

  • fluxo de caixa
  • pedidos e pagamentos à fornecedores
  • controle de estoque
  • pedidos e pagamentos de clientes
  • emissão de notas fiscais
  • geração de boletos
  • contas a pagar
  • múltiplas contas bancárias vinculadas à empresa

O que é uma empresa Startup?

Como um melhor controle financeiro e de estoques aumenta as vendas da sua empresa?

Um bom controle financeiro evita a perda de recursos pela má gestão, controlando de forma mais informada os gastos e investimentos da empresa. Isso significa, por exemplo, conseguir balancear a sua folha para reservar uma verba maior para marketing, investindo em ações de divulgação que já tenham apresentado histórico de bons resultados.

25 Livros que todo Empreendedor deveria ler.

Informe seu e-mail abaixo para receber a lista dos livros que todo Empreendedor deveria ler.

Outra vantagem é a possibilidade de receber os pedidos dos clientes online, através do próprio ERP. A agilidade e rapidez na hora de enviar orçamentos muitas vezes faz a diferença na conversão da sua venda. Afinal, em época de alta conectividade, a empresa que responde mais rápido, tem muito mais chances de efetuar a venda.

Da mesma forma, o controle de estoques é parte essencial do seu processo de vendas: é preciso programar a reposição dos seus estoques de acordo com os produtos mais buscados em cada época, informação que está muito mais ao alcance da mão do gestor que utiliza um ERP. As estratégias de marketing traçadas pelo gestor precisam igualmente estar alinhadas à programação de reposição dos estoques da sua empresa. Assim, você garante que o produto anunciado estará disponível em quantidade suficiente quando os clientes começarem a chegar – e, convenhamos, não há nada pior para a reputação de uma empresa do que anunciar um produto ou serviço e não ser capaz de entregar.

COMUNICAÇÃO INTERNA E EXTERNA

sistema de gestão empresarial o que é

Um ERP é um sistema integrado de gestão: ele integra todos os dados da sua empresa em um só lugar, facilitando a gestão e a comunicação entre os membros da sua equipe. Um bom ERP permite criar diferentes perfis de acesso para cada funcionário, com diferentes níveis de acesso, agilizando o acesso dos funcionários às informações necessárias para o bom funcionamento da empresa. A melhoria da comunicação interna propiciada pelo uso de um ERP é fator motivador da equipe, com impacto positivo nos resultados da sua empresa.

O sistema ERP online oferecem ainda diversas ferramentas de comunicação direta com o cliente, agilizando a resposta da sua empresa às demandas do mercado. A compilação dos dados dos seus clientes em um só sistema permite ainda traçar de forma mais clara o perfil demográfico do seu público alvo – informação que o gestor vai utilizar para escolher as melhores mídias para suas ações de marketing.

25 Livros que todo Empreendedor deveria ler.

Informe seu e-mail abaixo para receber a lista dos livros que todo Empreendedor deveria ler.

Piramide de Maslow e a Teoria Motivacional

Como uma melhor comunicação com o cliente melhora suas vendas?

O grande diferencial das vendas hoje em dia está no relacionamento com o cliente. Agilidade no atendimento é certamente um diferencial, mas só isso não basta. É preciso conhecer o seu cliente, saber seduzi-lo e ser capaz de atender às expectativas que ele traz: para isso, uma melhor comunicação é fator chave para alavancar as suas vendas.

Já conhece o GestãoClick? Acesse nossa página e descubra o que mais podemos fazer para ajudar a sua empresa a crescer.

Comentários